O Luto pela Visão da Psicanálise de Freud, Jung, Horney, Klein, Lacan e Kübler-Ross

Autores

*

Palavras-chave:

Luto; Psicanálise; Freud; Jung; Kübler-Ross; Perda.

Resumo

RESUMO

O artigo analisa o luto sob a perspectiva de seis teóricos fundamentais da psicanálise e da psicologia — Freud, Jung, Horney, Klein, Lacan e Elisabeth Kübler-Ross —, apresentando uma revisão conceitual das diferentes compreensões do processo de perda e suas implicações para a subjetividade. O texto destaca o luto como fenômeno natural, porém doloroso, que envolve elaboração simbólica, desligamento libidinal, integração emocional e transformação do self. As contribuições dos autores revelam o caráter multifacetado do luto: de reação emocional à perda, em Freud, até o processo de individuação e aceitação em Jung e Kübler-Ross. O estudo conclui que o luto é um processo de reconstrução simbólica e emocional essencial à saúde psíquica e à continuidade da vida.

Referências

REFERÊNCIAS

Freud, S. (1917/2010). Luto e melancolia (P. C. de Souza, Trad.). Companhia das Letras.

Jung, C. G. (1961/2011). Memórias, sonhos, reflexões. Vozes.

Horney, K. (1937). The neurotic personality of our time. W. W. Norton.

Klein, M. (1935/1996). Contribuições à psicogênese dos estados maníaco-depressivos. Imago.

Lacan, J. (1966/1998). Escritos. Zahar.

Kübler-Ross, E. (1969/2017). Sobre a morte e o morrer. Martins Fontes.

Publicado

10/28/2025

Declaração de Disponibilidade de Dados

Declaro que este manuscrito é inédito, não foi submetido a outra revista e respeita princípios éticos de pesquisa e publicação científica.

Como Citar

O Luto pela Visão da Psicanálise de Freud, Jung, Horney, Klein, Lacan e Kübler-Ross. (2025). Interapia – Revista De Clínica, Cultura E Ciências Mentais, 2(1), 2. https://doi.org/10.0000/azcgjf54