LIVRE-ASSOCIAÇÃO E A ESCUTA ATIVA NAS AULAS PARTICULARES DE CONVERSAÇÃO EM INGLÊS: UM DIÁLOGO ENTRE PSICANÁLISE E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA.

Autores

*

Palavras-chave:

Livre-associação; Escuta ativa; Transferência; Ensino de língua estrangeira; Aulas on-line.

Resumo

Resumo

O manuscrito propõe um diálogo entre psicanálise, psicologia humanista e ensino de língua estrangeira para fundamentar práticas em aulas particulares on-line de conversação em inglês. Conceitos como livre-associação, escuta ativa, transferência, contratransferência e rapport são articulados como alavancas para reduzir ansiedade, estimular fluência e integrar pedagógicas claras para o setting individual on-line. desenvolvimento linguístico, cognitivo e emocional. A autora mobiliza referências clássicas (Aristóteles, Descartes, Freud, Jung, Lacan e Rogers) e sua experiência docente com adultos para sustentar que a expressão espontânea, acolhida por uma escuta empática, cria um ambiente seguro e produtivo, com ganhos na autonomia e na elaboração subjetiva do aluno. O texto caracteriza-se como ensaio teórico, sem delineamento metodológico formal, mas com implicações

Referências

Descartes, R. (1996). Discurso do método (P. G. de Freitas, Trad.). Abril Cultural.

Freud, S. (2010). A dinâmica da transferência. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas completas (Vol. 12). Imago. (Obra original publicada em 1912).

Aristóteles. (1991). Política (R. Aranha, Trad.). Abril Cultural.

Rogers, C. R. (2009). Tornar-se pessoa (7ª ed.). Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1961).

Laplanche, J., & Pontalis, J.-B. (2001). Vocabulário da psicanálise (4ª ed.). Martins Fontes.

Publicado

10/28/2025

Declaração de Disponibilidade de Dados

Declaro que este manuscrito é inédito, não foi submetido a outra revista e respeita princípios éticos de pesquisa e publicação científica.

 

Como Citar

LIVRE-ASSOCIAÇÃO E A ESCUTA ATIVA NAS AULAS PARTICULARES DE CONVERSAÇÃO EM INGLÊS: UM DIÁLOGO ENTRE PSICANÁLISE E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. (2025). Interapia – Revista De Clínica, Cultura E Ciências Mentais, 2(1). https://doi.org/10.0000/qrgfsp40

Artigos Semelhantes

1-10 de 42

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.